quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

#Vatican (Vaticano)

BIP BIP BIP

Eram 8:45 da manhã e o celular despertava. A programação principal do dia era a visita à Cidade do Vaticano.

Saímos do albergue e fomos para a estação de metrô Roma Termini para pegarmos o ônibus que nos deixaria próximo à casa do papa. Dentro da estação tinha uma árvore de natal gigante, com vários pedidos (aparentemente de crianças) ao papai Noel. Conseguimos a ajuda de uma australiana para pegarmos o ônibus e saber onde descer. 

Se fôssemos contar todas as nossas histórias com ônibus na Itália, acho que dava para escrever um livro. Atravessamos o rio Fiume Tevere. Hoje, o ônibus que estava lotado, ficou vazio de repente. Porém, como turistas que somos, estávamos olhando para o mapa da cidade, e tentando localizar em qual rua estávamos. De repente ouvimos uma voz gritando da frente do ônibus, e percebemos que era para a gente, os únicos passageiros dentro do ônibus... vergonha hahaha. Comprei um pão com atum e tomate e fomos para o Vaticano.




A fila aparentemente gigante andou rápido, e em poucos minutos conseguimos entrar na basílica de São Pedro (se você não quer ser chamado a atenção, lembre-se sempre de tirar o chapéu/toca/boné quando for entrar em uma igreja, ou que pelo menos pareça uma).

Assim como várias das construções da Itália, é impossível demonstrar a dimensão do lugar com fotos ou palavras. Era gigante. Tinha inúmeros salões, capelas, esculturas, quadros... cada detalhe imprescindível para a beleza do local.





Assim que saímos da basílica, fomos em direção ao Museu do Vaticano. Tanto aos amantes da história, como aos interessados nas artes greco-romanas e egípcias, o lugar é perfeito. Diversas salas com esculturas enormes, milhares de pinturas, várias capelas (inclusive a Cistina). Muito legal.





Este salão é legal. Você fala baixinho, e o eco que você ouve é muito alto.
Eu fique falando "Eu sou a voz da sua consciência... HAHAHA" Eles ficavam olhando
para um lado e para outro para descobrir quem era.

Umas japonesas que estavam passando riram muito de mim.



Saímos do Vaticano em direção ao Castelo de São Ângelo. No meio do caminho, decidimos registrar o respeito dos motoristas italianos pelos pedestres. Coisa de brasileiro, hahaha. Aproveitamos para fazer algumas fotos perto do rio, na Piazza de Tribunalli e na ponte Umberto I.






Talvez umas das coisas mais lindas que Roma possui, são suas fontes. Hoje conhecemos a Piazza Navona, e ela tinha uma maravilhosa. Acontecia ali também uma feirinha, tipo essas de artesanato que a gente vê no mineirinho, em Cabo Frio e afins...




Andamos até chegar no Pantheon. Compramos sorvete, descansamos um pouco, e já pensávamos em ir embora para casa. A gente só não sabia que ia ficar perdido por uns trinta minutos.


Estávamos no ponto de ônibus esperando o “65” ou “40” passar, e mais uma vez o Primeiro Ministro Italiano passou, junto com aquela frota policial. O ônibus que pegamos estava igual ou pior que o Brasil. Fizemos questão de gravar um vídeo para registrar esse momento.



Fomos para o albergue, fizemos uma horinha. Trocamos algumas palavras com uns mexicanos e espanhóis no saguão principal, e saímos para comer pizza. MC Donald’s hoje foi só para comprar um Milk-shake e um McFlurry de Nutella.

Hoje o dia foi mais tranquilinho. Bem provável que eu tenha mais coisas para contar, só que o cansaço está sendo tão grande, que não vai rolar. Amanhã é nosso último dia em Roma, vamos tentar aproveitar ao máximo. Por volta das 17h estaremos indo para o aeroporto para pegar um vôo direto para Milão.

Ps.: 1- Roma faz um calor inacreditável (óbvio que não se compara com o Brasil – estou comparando com as outras cidades que visitamos). O friozinho no início da manhã é só pra despistar o calor que vai vir à tarde.

2- As pessoas bebem água da torneira como se nada estivesse acontecendo. Espero que a água que eles vendem nas garrafas não sejam da torneira (porque elas são muito boas).

3- Roma não é a cidade mais limpa da Itália. Digamos que ela parece mais São Paulo. Firenze parecia mais Diamantina.

Em breve nos falamos.
Deus abençoe, #Ciao

Nenhum comentário:

Postar um comentário