segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

#Suíça e Monte Saleve (França)


***
Mais uma vez a noite foi longa. Ontem fiquei conversando com o Gabriel até umas 4h da manhã, até que decidimos ver um filme. Não deu cinco minutos e eu já estava dormindo. Foi muito legal conversar com ele... batemos muito papo cabeça sobre várias coisas. Inclusive, durante o dia, ele deu uma aula de Suíça pra gente, falando mil coisas inacreditáveis (tais como a vida do professor, os recursos que o país dá para o cidadão, como funciona a escola e a faculdade, sobre a classe dos “sem futuro” e coisas do gênero – pretendo dar uma aprofundada nesses assuntos assim que eu tiver tempo, o que eu estou vendo que está escasso).

De acordo com o planejamento, visitamos o Monte Saleve (França) na parte da manhã. Durmi praticamente o caminho todo, mas acordei a tempo de ver as paisagens verdes-amarelas do início do inverno suíço, em contraste com as grandes montanhas cobertas de neve (até consegui uma blusa diferente para mudar um pouco as fotos HAHAHA).





Quando chegamos na estação de esqui, a impressão que tivemos com a neve foi a mesma de alguém que conhece a praia pela primeira vez. Era tudo tão branco e tão molhado e tão fino (como se fosse uma areia). Ver as pessoas chegando e as crianças se divertindo foi muito importante para compor essa paisagem que vai ficar pra sempre na lembrança.




Como a neve pegou todo mundo desprevenido, a estação de esqui ainda não estava funcionando. Logo, nos contentamos só com as fotos andando na neve. Dica: neve escorrega. Mesmo que você não a veja, ela está debaixo do seu pé no asfalto que você está pisando.





Os pés afundavam quase até o meio da canela, e sentir as mãos e os dedos congelando era previsível. Aproveitamos a paisagem, deitamos na neve, fizemos anjo, corremos, brincamos de guerra de bola de neve, fingimos que éramos modelo, encenamos um tombo e aproveitamos ao máximo aquele lugar.













Descemos o monte olhando para a janela, perplexos com a paisagem do lugar. Passamos no supermercado para comprarmos algumas coisas para o almoço, e é claro, comprei chocolate. Espero que você não tenha se esquecido que chocolate na suíça é o que há de melhor. Comprei também uns sabonetes diferentes pra ver se dou um jeito nessa ‘matilha’ de espinha que está na minha cara.


Depois de dormir quase a viagem toda, chegamos na casa do Mazinho e tivemos um almoço a la brasileira. Já tinha um bom tempo que não comíamos uma boa feijoada com arroz e farofa. Foi fino.

Na ânsia de conhecermos mais um pouco da cidade antes que fôssemos embora, saímos de casa para conhecer alguns pontos da cidade. O Gabriel, filho do Mazinho, tem 14 anos e é um cara muito disposto. Ele fala português e conseguiu nos direcionar muito bem por dentro de Genebra. Ele foi um ótimo guia turístico.

Ficamos mais uma vez contando as moedas para comprar um ticket pro ônibus, e fomos direto para o lago de Genebra. Saímos dali em direção à Catedral de St. Pierre fundada por Calvino. Não conseguimos entrar pois era domingo, e estava tendo uma programação especial. Uma pena... O Museu da Reforma Protestante também já estava fechado e conseguimos só ver o primeiro salão (e mesmo assim sem fotos). A única coisa que conseguimos ir foi na Praça Nova (a praça da Reforma Protestante). A praça é gigante e conseguimos tirar algumas fotos com as esculturas dos principais líderes da reforma, no tabuleiro de xadrez gigante e na patinação de gelo.






Entrada do Museu.



Praça da Reforma.
Uma coisa que talvez não seja nada emocionante para uns, para mim foi muito legal. Apesar de em BH sempre ter pistas de patinação de gelo em vários locais, os preços são em sua maioria absurdos e por tempo determinado. Ali na Praça da Reforma, tinha uma pista relativamente grande na qual você nem precisava pagar, e podia ficar o tempo que quisesse. Como não tínhamos os patins, pagamos 2 francos pelo aluguel por tempo indeterminado. Descobri que levo jeito pra coisa. Apesar de ter dado uma desequilibrada feia que a câmera não registrou, me senti muito a vontade patinando. Quero praticar mais.







Precisávamos olhar as nossas passagens para Paris. Sairíamos da praça direto para a bilheteria. Porém, como já foi falado aqui no blog, Genebra recebeu muitas alterações nas linhas rodoviárias recentemente. Além da luta que foi para comprarmos mais ticket de ônibus, o Gabriel (nosso guia) ficou perdido umas três vezes. Rodamos Genebra até chegarmos na bilheteria e conseguirmos algumas informações. Apesar da passagem ser mais cara do que esperávamos, precisou ser assim.

Pegamos o trem e fomos para a igreja que o Gabriel e sua família congregam. É uma Assembléia de Deus. O culto já havia começado e hoje era dia de uma cantata das crianças. Todos eles foram muito receptivos conosco, e inclusive, teve todo aquele processo de “Quem está nos visitando hoje pela primeira vez?” HAHAHA

Saímos da igreja por volta das 21h e fomos para casa. A janta foi mais uma vez, maravilhosa. Acho que ainda está para existir comida igual a do Brasil (ah, e eu devo ter comido umas cinco mexericas enquanto esperava a janta. Mexerica é o que há).

À noite conversei com meus pais e não tardei a dormir. Conversei com meus amigos queridos da Célula Na Crista Com Cristo na confraternização que teve logo depois do culto. Tinha muita comida na mesa o.O fiquei com muita fome. Enfim, o dia de hoje seria correria total.

Que Deus abençoe a vida do Mazinho e da sua família, protegendo-os e dando a eles a paz que excede todo o entendimento.

(Como estou postando isso hoje, amanhã de manhã posto as nossas aventuras no primeiro dia em Paris)

2 comentários:

  1. Que doido vei...
    eu curti muito o post de hoje...
    Como eu te disse... deveria ter filmado uma cena parecida com o Rocky 4 né... mas ainda há tempo! hahaha...
    A unica baixa foi você não ter visitado os locais da Reforma Protestante =/
    Glória a Deus vei...
    to muito feliz por você... =]
    God Bless you man... [to praticando hein... me aguarde!! hahaha]

    ResponderExcluir
  2. Faltou falar que de sábado para domingo, vc participou virtualmente da Confra da Crista! hahaha
    Saudaaaade!
    To amando os posts =)

    ResponderExcluir