terça-feira, 13 de dezembro de 2011

#Multa de 100 euros??? - Firenze

Já era umas 19 horas quando embarcamos no ônibus "11" em direção ao nosso albergue.

Uma coisa que ainda não narrei aqui no blog, é sobre o sistema de ônibus em Firenze. Aliás, não teria nem o que narrar, porque estamos tentando entender até agora como funciona. De qualquer maneira, quando chegamos em Firenze, nós compramos alguns tickets de ônibus para usarmos, porém, nós não usamos. As pessoas entram e saem do ônibus "sem pagar", e nunca tinha acontecido nada. Nós mesmos entramos e saímos de vários ônibus durante o dia, em que literalmente, mais parecia uma carona do que um ônibus.

Fato é: justo no ônibus em que nós estávamos, entraram um policial e um oficial, verificando se os tickets de trem estavam validados (dentro dos ônibus tem uma maquininha que você enfia o ticket e tira). O Guilherme é uma pessoa um pouco desesperada nessas ocasiões. Assim que ele viu os dois chegando no fundo do ônibus, já levantou e ficou fitando-os com os olhos. Eu até pensei que ele ia tentar validar o ticket na maquininha que estava do nosso lado, já que tínhamos descoberto há alguns minutos que era pra isso que ela servia... mas não... ele não tirava os olhos do oficial e do policial.

Eles chegaram, pegaram o ticket do Guilherme e que o mesmo não estava validado. O Guilherme tentou justificar para eles que nós éramos turistas e que não conhecíamos o sistema dos ônibus, e que nós pedimos informações e ninguém tinha explicado direito o que fazer, mas não adiantou. O rapaz simplesmente falou: Cinquanta euros (50 euros) e continuou andando.

O.o

Ele chegou para mim, eu falei que era a mesma situação, e ele falou: Cinquanta euros (50 euros).

O.o ²

Sem realmente conseguirmos acreditar no que estava acontecendo, o Guilherme já pegou 100 euros para passar para o rapaz.

Acho que foi só quando ele viu o nosso desespero, e que nós não estávamos hesitando em pagar, que ele realmente acreditou que nós éramos turistas e que não sabíamos o que tínhamos que fazer. Ele soltou uma risadinha simpática, trocou algumas palavras em italiano com um rapaz, e falou: Merry Christmas for you. Ou seja, por ser 'natal', ele perdoo a nossa dívida de 100 euros (em torno de R$260,00), e pudemos ficar aliviados...

Descemos do ônibus para andarmos mais 15 minutos a pé até o albergue, e não conseguíamos entender tudo o que tinha acontecido nesse dia... Foi incrível...

Caminho para o albergue às 20:00. Tenso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário